segunda-feira, 19 de novembro de 2012

A renovação da educação com as mídias sociais

Além do sucesso das mídias sociais como ferramenta de comunicação e relacionamento entre as pessoas, sejam amigos, familiares ou contatos profissionais, diversas outras frentes têm surgido e ganhado destaque na rede. Nos últimos meses, tivemos bons casos de mobilização política nas mídias sociais, uma voltada para doação de sangue diversas ONGs e OSCIPs tem contado com a ajuda das mídias sociais (inclusive a Cruz Vermelha), além, é claro, das empresas que melhoram a percepção de suas marcas e aumentam seus lucros.
Mas o nos chamou a atenção é o uso das mídias sociais para potencializar a Educação. Se por um lado colégios e universidades tradicionais julgam as mídias sociais como distração e perda de tempo, estudos e casos têm mostrado justamente o contrário: elas são capazes de ajudar os estudantes.





O fato é: o conhecimento está espalhado pelo ciberespaço. Cabe ao professor fundamentar os conceitos necessários para que o aluno possa aprender a “nadar” em meio ao dilúvio de informações que lhes são disponíveis e, ainda, devem ser estimulados a compartilhar e construir o conhecimento de forma conjunta. (…) A grande questão é como o educador e também o educando devem lidar com as novas ferramentas disponíveis na contemporaneidade. A tecnologia não subestima, nem o educador, nem o educando; apenas modifica as relações entre os mesmos propiciando um novo ambiente de compartilhamento de conhecimento em que o domínio sobre a máquina e sobre o ciberespaço se faz imprescindível.

video "pela internet" do cantor Gilberto Gil  

Casos interessantes



Dois professores brasileiros integraram blog, Orkut e Facebook em seus métodos pedagógicos, obtendo grande aceitação dos alunos e aprendizado real, indo além do tradicional uso da tecnologia para trabalhos do tipo “copia e cola” . Suas maiores barreiras foram as políticas de uso da internet das próprias escolas e o problema da inclusão digital. Um morador de rua estudou pelo Orkut e passou em um Concurso Público!
E já existem iniciativas brasileiras: Minha Terra, uma comunidade escolar que produz e troca conhecimentos sobre cidades e protagoniza melhorias em seus espaços; Eu no Enem, com o intuito de ajudar os jovens que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio, essa mídia social acolheu quase 20 mil usuários em apenas 74 dias; o Ebah!, uma mídia social de relacionamentos acadêmicos que permite a troca de informação e conhecimento entre seus usuários; entre outras.

 

Twitter melhora o desempenho escolar



Muitos acreditam que comunicar-se por meio de 140 caracteres poderia ser prejudicial ao desenvolvimento de estudantes, pela concisão que o Twitter impõe e suas consequentes informações superficiais e linguagem própria. Entretanto, um estudo recente da Universidade Lock Haven, nos EUA, revelou que alunos que utilizaram o Twitter para completar tarefas foram mais engajados durante o semestre letivo do que os alunos que não utilizaram o microblog. Espera-se que essa pesquisa incentive o uso do Twitter por educadores veja o vídeo abaixo.


Video "Excelência Acadêmica em 140 caracteres"

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